Skip to main content

Cinco pilares da inteligência emocional e como aplicá-los

Cinco Pilares

“Inteligência emocional é a capacidade de usar a emoção certa, na circunstância certa e na intensidade certa extraindo o melhor de si e o  melhor do outro”. 

(Paulo Vieira)

Saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos torna se cada dia mais necessário, tanto para o bem-estar pessoal quanto para uma carreira promissora. Este conjunto de habilidades cada vez mais valorizado quando o assunto é recrutamento, seleção ou promoção dentro dos mais variados tipos de organizações, podemos chamar de Inteligência Emocional. E para entender um pouco mais sobre o assunto iremos abordar os cinco pilares da inteligência emocional, descritos por Daniel Goleman, famoso escritor conhecido por difundir o tema no mundo, através do seu livro “Inteligência Emocional” no ano de 1995.

Porque desenvolver inteligência emocional

O sucesso não acontece por acaso, depende de desenvolver inteligência cognitiva e emocional, ou seja, integrando razão e emoção de forma sistêmica. “Em sua estrutura cognitiva, o conhecimento é responsável por 15 % de seu sucesso. Já os outros 85% irão depender da qualidade de suas crenças e dos seus comportamentos”.

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, trabalhada e potencializada. Porém, é um grande engano pensar que é fácil, ou que ler um livro ou assistir os vídeos do Dr. Paulo Vieira será suficiente, certamente que é um ótimo começo, mas a jornada é longa e exige uma série de mudanças de hábitos, preferencias, comportamentos e até mesmo de ambientes e isso, demanda determinação, resiliência e muita, mas muita vontade de chegar ao sucesso.

Calma, não é fácil, mas é possível, se você ainda está aqui significa que você faz parte de um pequeno e seleto grupo de pessoas que está determinado a mudar o mundo a sua volta, sim, quando você muda o mundo muda ao seu redor, por esse motivo estou certa de que aplicando esses cinco pilares na sua vida alcançará tudo oque decidir alcançar. 

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

1 – Autoconsciência 

Também podemos chamar de autoconhecimento, desenvolver autoconsciência vai muito além de conhecer as próprias emoções, é também observar as reações ou respostas que você tem a cada estímulo que recebe. Esse processo funciona de forma diferente para cada pessoa, então é importante não fazer julgamento ou comparação entre as suas emoções e comportamentos e as emoções e comportamentos do outro.

Para desenvolver o autoconhecimento você pode buscar conhecer o seu perfil comportamental, e assim, identificar suas fortalezas e seus pontos fracos, trazendo clareza sobre as habilidades que te impulsionam e aquelas que você precisa desenvolver para melhorar nos seus relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais.

2 – Autocontrole

Esteja certo deque todos passamos momentos desafiadores ao longo da vida e nos sentimos tristes, ansiosos ou no fundo do poço. Se você pudesse escolher, certamente não escolheria ter que lidar com a ansiedade e outras emoções que te colocam a prova todos os dias, porém oque podemos fazer é aprender a lidar com as emoções e controlá-las, isso te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.

Em uma de suas palestras o PhD André Davim falou “não existe como gerenciar nossas emoções, mas podemos curar ou controlar”. Você deve evitar pensar em um resultado negativo. Seja otimista, tente enxergar sempre o lado positivo de tudo, sempre ficou algum aprendizado e lembre-se que cada situação possui diversas saídas, talvez precise olhar para dentro de você e crer que tempestades não duram para sempre.

E quando estiver sob pressão, o mais importante é manter a calma. Encontre uma distração, faça algo que goste e entregue o controle a Deus ou ao universo, isso vai ajudar controlar a sua ansiedade.

3 – Automotivação

Manter-se motivado não é fácil, é desafiador e depende de dois fatores essenciais: seu grau de autoconhecimento, pois é através dele que você vai conhecer o que te motiva para usar isso a seu favor e melhorar a sua motivação, e autorresponsabilidade para entender que você é 100% responsável pelos seus resultados e, portanto, o único que pode mudar isso.

Saber conduzir suas emoções, certamente levará você aos seus objetivos.

É imprescindível ter sonhos e objetivos bem definidos, você só vai trabalhar motivado quando sabe oque quer conquistar, e por esse motivo muitas pessoas estão sucumbindo a falta de motivação, e assim se sentindo mais cansadas e desanimadas, faltam sonhos, na vida enfrentamos muitos problemas que não conseguimos identificar uma solução e esses problemas vão nos roubando a capacidade de sonhar, então sonhe, faça um mural com seus maiores sonhos, e olhe para eles todos os dias, imaginando estar vivendo esse sonho como real, veja, sinta, ouça, faça isso todos os dias e verá a sua motivação renascer das cinzas.

4 – Empatia

Empatia não é se colocar no lugar do outro, ninguém é capaz de sentir a dor do outro, se eu cortei meu dedo não tem como o outro sentir a mesma dor, empatia é sobre entender a emoção e os sentimentos do outro, cada um tem a sua dor e não tem uma medida, não dá para mensurar se a sua dor é maior que a minha.

Mais uma vez vem a importância do autoconhecimento, se você tem um profundo conhecimento sobre você, sobre o seu perfil de comportamento, fica mais fácil entender por que reagimos diferente, sentimos diferente ou com intensidade diferente.

Gosto muito de usar como exemplo, alguém que corta a sua preferência em um cruzamento no trânsito, a reação da maioria é buzinar e muitos até xingam, mas já pensou em se perguntar por que ele está fazendo isso, quais são seus motivadores, será que se você estivesse sob a mesma circunstância de fato não faria o mesmo?

5 –Habilidades sociais

Criar conexões e manter relacionamentos de qualidade, de fato é bastante difícil, especialmente quando analisamos o cenário atual onde cada um se relaciona muito bem com seu telefone ou computador, porém a ciência explica que para termos uma vida saudável precisamos de bons vínculos.

Habilidades sociais hoje é um determinante nas relações de trabalho tanto para as lideranças como para quem está buscando colocação no mercado, em qualquer situação saber se relacionar bem é algo muito importante.

Desenvolver habilidades sociais torna mais fácil ter acesso a ambientes mais adequados e deixa seu ambiente de trabalho mais produtivo.

Experimente desenvolver seu autoconhecimento e sua empatia, isso vai transformar seus relacionamentos.